Agrominerais e Remineralizadores

Frente aos constantes aumentos nos preços de insumos agrícolas e, especialmente em 2022, com a escassez internacional por fertilizantes a base de nitrogênio, potássio e fósforo (NPK), o Brasil se viu pressionado a buscar fontes alternativas de nutrientes essenciais para as culturas.

A Embrapa e outras instituições pesquisam o potencial agronômico de remineralizadores há mais de uma década. Há regulamentações desde 2016, com a Instrução Normativa N° 5 do MAPA. Recentemente, o assunto entrou em voga com as negociações de fornecimento de NPK com a Rússia e com o lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes, que estabelece diretrizes de produção de remineralizadores até o ano de 2050.

Os remineralizadores são compostos por rochas silicáticas pulverizadas, que nutrem o solo a partir dos minerais das rochas e aumentam as concentrações de elementos benéficos para as plantas. Como consequência há o aprimoramento dos parâmetros fisico-químicos do solo, tais como pH e capacidade de troca catiônica. Esse processo natural de liberação dos nutrientes ocorre lentamente ao longo do tempo.

Já os fertilizantes são formados por sais, na maioria dos casos passando por processos industriais, que passam por processos de solubilização e dissolução, liberando rapidamente os nutrientes para as plantas. Esta característica obriga a aplicação todos os anos.

O Brasil possui alto potencial para o uso de remineralizadores, dada a sua diversidade de rochas, solos e clima. Deste modo, há um grande mercado potencial na área, dinamizando ainda mais as relações entre o agronegócio e a mineração.

A Explora Consultoria oferece serviços de assessoria, tais como: Prospecção e pesquisa de rochas potenciais para remineralizadores; Requerimentos de áreas e produção de relatórios (pesquisa e lavra) para a ANM; Caracterização geoquímica, mineralógica e física de rochas; Indicação do remineralizador mais adequado para cada localidade; Expedição de laudos pedológicos; Planejamento logístico e análise de mercado; Licenciamento ambiental de empreendimentos minerários; e testes de eficiência agronômica. 

Voltar para Blog