Interpretação/Processamento de Dados Geofísicos Aéreos e Terrestres
Por meio das propriedades físicas e dos processos físicos é possível localizar depósitos de petróleo, depósitos de minerais metálicos e não-metálicos, água subterrânea, delimitar áreas contaminadas, localizar artefatos arqueológicos e tubulações em subsuperfície, etc.
As investigações geofísicas são baseadas em medidas indiretas de variáveis físicas, sem a necessidade da realização de testemunhos de sondagem ou contato direto com o local a ser estudado, sendo esta a principal diferença em relação à Geologia.
Esses dados são frequentemente utilizados em diversos ramos da mineração devido à alta eficácia na descoberta de novos depósitos minerais, utilizando os campos de Gravimetria, Magnetometria, Eletromagnetometria, Gamaespectrometria e Sísmica, bem como Métodos Elétricos de Resistividade, Polarização Induzida (IP) e Potencial Espontâneo (SP).
Em empreendimentos minerários, também é utilizada a técnica de perfilagem geofísica, aplicada diretamente em furos de sondagem com o propósito de complementar as observações dos logs, alcançar profundidades que os levantamentos aéreos e terrestres não alcançam, melhorando a resolução dos dados.
Em alguns casos, também é possível determinar a extensão e o volume de um corpo de minério, quando este é interceptado num furo de sondagem (mise-à-la-masse).