Mapeamento Geológico em Escala Regional e de Detalhe

Mapeamento geológico é o levantamento realizado por profissional competente, nesse caso geólogo ou engenheiro geólogo, que consiste na investigação de rochas, solos e estruturas geológicas de uma determinada área.

O produto desse levantamento é o mapa geológico, onde são sintetizados os dados adquiridos no trabalho de campo.

O trabalho de mapeamento é comumente dividido em três principais etapas.

A etapa de preparação, também conhecida como pré-campo, onde se faz o levantamento de material bibliográfico e de produtos de sensoriamento remoto e geofísica que auxiliarão no trabalho de campo.

A etapa seguinte é a de execução, também conhecida como etapa de campo; nela o geólogo vai a campo coletar os dados necessários para a confecção do mapa geológico.

A última etapa é a de fechamento, também conhecida como pós-campo, onde os produtos do levantamento, como, por exemplo, mapas e relatórios, são produzidos.

Existem duas principais escalas geográficas para esse levantamento, à escala regional, onde é enfatizado o reconhecimento regional, geralmente realizado em escalas de 1:250.000 (1cm = 2,5km).

Esse costuma ser um dos primeiros trabalhos de exploração mineral.

Já o mapa de escala de detalhe consiste no mapeamento de detalhe, e costuma ser feito em escalas que variam de 1:10.000 a 1:2.000, por vezes também utilizado em escalas menores.

Em escalas menores este mapeamento é utilizado para realizar mapeamento de trincheiras, delimitação de corpos de minério ou de colúvios com potencial mineralização.