Seleção de Amostras a serem Encaminhadas para Análises

A amostragem é um procedimento muito utilizado na área de geologia e é uma atividade imprescindível para o sucesso de um estudo ou empreendimento.

Análises de amostras de rocha, solo, minerais, água, entre outros, são frequentemente exigidas por órgãos e entidades governamentais e, na mineração, devem ser apresentadas em todas as fases - desde a pesquisa mineral até a lavra e o beneficiamento.

Estes dados não servem somente para o licenciamento ambiental, como também são requisitados para requisição e regularização na Agência Nacional de Mineração (ANM) e até mesmo por investidores.

Dada a sua importância, amostras a serem encaminhadas para análises devem seguir protocolos científicos que minimizam os erros associados, sempre buscando valores satisfatórios de acurácia e precisão.

Quando uma amostra é selecionada da maneira adequada, há uma relativa garantia de que ela é representativa de uma população ou universo, proporcionando uma maior segurança ao tratamento geoestatístico dos dados obtidos.